sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cinto de Segurança pode salvar vidas ...adote essa ideia!!!
  
O cinto de segurança é um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O mesmo serve para, em caso de colisão, não permitir a projecção do passageiro para fora do veículo e nem que este bata com a cabeça contra o para-brisas ou outras partes duras do veículo.


Art. 65 - É obrigatório o uso do cinto de segurança para o condutor e os passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.
Art. 167. (Constitui infração de trânsito) deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.

 

Cinto de segurança, tecnologia que salva vidas

A princesa Diana talvez não tivesse morrido se estivesse usando o cinto, no momento do trágico acidente. Foi uma conclusão do júri do Tribunal Superior de Londres.
O cinto de segurança é uma ferramenta tecnológica criada para garantir uma viagem segura. Seu uso é obrigatório a todos os ocupantes do veículo, estejam sentados nos bancos da frente ou de trás. O cinto de segurança salva vidas.

 

A falta do cinto de segurança: Costume ou imprudência


As pessoas têm uma relutância absurda em usar o cinto de segurança, pois encaram este hábito como um empecilho. Acham um incômodo e se preocupam em não amarrotar a camisa ou a roupa.
Cerca de apenas 20% das pessoas usam cinto de segurança no banco de trás, um número assustador. Elas não percebem a diferença que esse acessório pode fazer entre a vida e a morte e entre sair ileso ou ficar com sequelas graves para o resto de suas vidas.


Dados oficiais, divulgados pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que 70% das pessoas acidentadas, não estavam usando o cinto  de segurança no banco de trás.
Isso quer dizer que, de cada dez pessoas, sete sofreram ferimentos graves, se machucaram ou até morreram porque não apertaram um botão. Um simples ato que pode significar muito.

Vamos organizar nossa vida para adquirir o hábito de usar o cinto de segurança em qualquer veículo. Uma atitude tão simples e tão poderosa.
Se você for o passageiro do banco de trás, use o cinto de segurança. Se for o motorista, use o cinto de segurança além de exigir que seus passageiros também o usem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário